sábado, 30 de abril de 2011

Páscoa - Culto da c.B.F 24 de abril de 2011

O que é a páscoa mesmo?

A Páscoa é uma festa  para nós cristã onde celebramos a ressurreição  de Jesus Cristo. 

Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Como surgiu  o chocolate?


Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753. Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.

Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados. Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía. Chega o século XX, e os bombons e os ovos de páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.

E o Coelho?

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?

No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!

 Essa postagem você confere mais detalhada no link abaixo:

A visão Cristã Sobre a Páscoa

Primeiro coelho não bota ovo, ele simplesmente pró-cria.Segundo esta data  oito de abril é celebrada a ressurreição de Cristo e não a celebração de um chocolate.Quando falamos em páscoa muitas vezes lembramos só do ovo de chocolate, essa expressão ovo de páscoa, não tem sentido algum, pois páscoa é a celebração, é uma festa comemorada a   ressurreição de cristo, e não a do ovo de chocolate, isso infelizmente são idealismo do mundo. O correto seria Cordeiro de Páscoa, porque o símbolo da páscoa é o cordeiro, Jesus é o cordeiro de Deus, e não um simples chocolate.

Quando falamos da Páscoa devemos lembrar que alguém morreu por nós na Cruz. Más de toda esta confusão, todo o esquecimento, que as pessoas tem tido ou cometido,tem  não sabem o que é realmete e a importância da páscoa,por isso estou falando disso hoje, não poderia deixar passar.Vivemos em um mundo, onde as pessoas tem se esquecido.A páscoa não é somente  a morte de Cristo, existe uma segunda morte dentro deste contexto, que muitas pessoas não sabem, confesso que nem eu mesmo tinha me dado conta disso, por isso venho compartilhar com vocês, más que deve ser celebrada também é a nossa morte, na bíblia diz:"Porque eu pela lei estou morto para viver em Deus, Gálatas 2:19

Quando nos convertemos morremos para o mundo e vivemos em Cristo. Então  nós também morremos  e por isso Cristo morreu por nós e ressuscitou, quando nos convertemos somos pessoas novas, como se nascêssemos de novo.Com a morte de Cristo também fomos crucificados.Por isso devemos celebrar a nossa ressurreição, Jesus deu sua vida por nós e hoje estamos vivos e ressuscitados, pois sem Jesus estaríamos mortos, perdidos.


Em Romanos diz assim:" "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado."Esse versículo fala do nosso antigo e,  antes da conversão, esse velho homem este ou "velho eu" foi crucificado na cruz, está morto, Jesus rescitou más não os trouxe de volta os enterrou, está morto, muitas vezes nos convertemos e pegamos o eu velho de volta,(a fornicação,a vida mundana,o alcoolismo, as drogas entre outros) tudo isto Jesus deixou na Cruz, e nós muitas vezes insistimos em trazer para dentro de nós.


Muitos anos atrás na Roma, homens que eram julgados a morte eram obrigados a andar com cadáver, isso mesmo, com pessoas mortas atrás das costas, para onde fosse àquele corpo morto devia acompanha-lo, com o tempo aquele corpo começava á apodrecer, a idéia dos romanos que o mal cheiro daquele cadáver começasse a infectar o homem vivo, até leva-lo a morte. Muitas vezes pessoal carregamos o nosso eu velhos nas nossas costas, um fardo muito pesado,e mesmo assim o carregamos , pegamos de volta tudo de ruim que foi crucificado.Precisamos entender que a Páscoa se celebra todos os dias, pois foi o dia que Jesus morreu na Cruz para nos salvar e tirou o velho eu de NÓS em troca do novo, Jesus nos ressuscitou.Devemos-nos lembrar que Cristo está em nós todos os dias , devemos agradecer todos os dias. 


A nossa velha natureza foi crucificada,precisamos entender isso,nunca trazer a velha natureza á nova natureza.


Festa Pascoal é ter  o entendimento que não só Cristo foi Crucificado, más sim o nosso pecado, o pecado de   Adão e Eva que havia dentro de nós, foi crucificado.É constante ás vezes que estamos na Casa de nosso Pai,  não conseguimos está em sua presença, pois todo pecado não é visto ainda na cruz, quando conseguirmos vermos o pecado na Cruz , morto,    conseguiremos caminhar na Presença de Deus. Devemos  crucificar todos os dias  o pecado, abrir mão daquilo que desagrada a Deus.


Páscoa não  celebra-se em entrega de Cristo más sim a nossa entrega, o nosso eu!


A Páscoa de todos os dia deve ser celebrada, o meu novo eu,todo o dia devemos ser nova na presença de Deus, nova em unção em libertação.


E lembrem-se: "Quem insiste em caminhar com o velho homem, morre, entra em decomposição, e um dia esta decomposição o levará á morte te afastando de Cristo, devemos deixar o velhos homem na Cruz.


Filhos do Rei Yeshua  c.B.F







Um comentário: